quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Projetos de trabalho


Elaboração do projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao curiculum.
O CALORÍMETRO CASEIRO APLICADO NO ENSINO DE FÍSICA                           
1-Objetivo:
O objetivo é demonstrar de forma simples conceitos teóricos através de um calorímetro construído manualmente com materiais de baixo custo e fácil disponibilidade. Com essa demonstração ficará então, mais fácil, provar de maneira simples as propriedades de alguns materiais e ainda a capacidade térmica do calorímetro. Será possível provar também que dois objetos do mesmo material terão capacidades térmicas proporcionais às suas massas e materiais com mesma massa terão uma variação de temperatura diferente ao receber a mesma quantidade de calor.
2-Duração
4 aulas

3-Pré-requisito:
·         Conhecimento em matemática básica;
·         Noções sobre temperatura e calor;
·         Equilíbrio térmico;
·         Trocas de calor.
4-Estratégias
Como o experimento é de fácil e rápida construção a primeira fase poderá ser feita em sala de aula. Para segunda parte que é a obtenção dos dados aconselha-se que a construção do equipamento seja feito em um laboratório experimental, pois, o experimento necessita de recursos como fogo e água quente, lembrando que os cálculos e os processos teóricos devem ser fetos em sala de aula.

5-Materiais utilizados:

Balança digital;
Termômetro de mercúrio;                      
Pedaço de chumbo;                      
Esfera de aço;                       
Termômetro digital.                         
 Etapa 1:
O objetivo nessa fase é encontrar o equilíbrio térmico para isso será feito a
Determinação da capacidade térmica do calorímetro em estudo.
1-Coloca se 100 ml de água, à temperatura ambiente, no interior do calorímetro.
2-Coloque a tampa e verifique a temperatura inicial da água (T1) registrada pelo termômetro.
3-Aqueça, em outro recipiente, 170 ml de água até atingirem uma temperatura (T2) que será a temperatura de ebulição.
4-Retire a tampa do calorímetro e rapidamente derrama a água aquecida no seu interior tampando-a novamente. Agite lentamente o calorímetro para que a troca de calor entre as massas de água possa ser uniforme.
5-Espere algum tempo até que se atinja a temperatura de equilíbrio e anote esse valor (Te).
Etapa 2:
Nessa fase deve-se notar que a capacidade térmica de um calorímetro com rendimento de 100% deve ser igual a zero. Assim,
Já feito os procedimentos citados anteriormente, é necessário agora determinar a capacidade térmica do calorímetro.
O cálculo da capacidade térmica sai diretamente do primeiro princípio da calorimetria, que diz: quando dois corpos, estão termicamente isolados, trocam entre si calor, sem ganhar ou perder energia para outros corpos, a quantidade de calor cedida por um deles é igual à quantidade de calor que o outro recebe
ou seja:
Qcedido = Qabsorvido
Sabendo que a capacidade térmica dos calorímetros é:
C =
e que a que a quantidade de calor cedido ou recebido é:
Q = mc ∆t
Então se pode estabelecer a seguinte relação:
Qágua = Qcalorímetro
(a quantidade de calor cedido pela água é igual a quantidade de calor absorvido pelo calorímetro), então:
Qágua fria + Qágua quente + Qcalorímetro = 0
mc∆t água fria +mc∆t água quente + C∆t calorímetro = 0
Etapa 3:
Já encontrado a capacidade térmica do calorímetro deve-se trabalhar para a obtenção do calor específico. Nesse experimento foi escolhido dois metais o aço e o chumbo.
Para isso é necessário alguns procedimentos:
1-Coloque 50 g de água em temperatura ambiente dentro do calorímetro;
2-Insira um termômetro no interior do calorímetro e anote a temperatura ambiente.
3-Em outro recipiente aqueça uma quantidade de água até que possa cobrir o sólido em estudo.
4-Insira o sólido (aço ou chumbo) no recipiente onde a água deverá em ebulição.
5-Espere algum tempo até que as trocas de calor sejam uniformes, então, meça a nova temperatura e em seguida retire o sólido rapidamente e coloque dentro do calorímetro onde a temperatura deve estar ambiente.
6-Insira o termômetro no interior do calorímetro e anote a temperatura de equilíbrio encontrada.
Recursos educacionais
Para o desenvolvimento dessa aula experimental poderá se utilizar pesquisas da web para aprofundamento do assunto. Pode ser encontrado em alguns endereços eletrônicos tais como:
Avaliação
Será avaliado
 A construção e montagem do equipamento, os dados obtidos;
Participação de cada aluno;
O trabalho em equipe;
O corpo da pesquisa e relatório escrito.


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